Pages

Dança de Rua

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A dança de rua, ou Street Dance é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados (acompanhados de expressão facial), com as seguintes características:
* Fortes
* Sincronizados e harmoniosos
* Rápidos
* Simétricos de pernas, braços, cabeça e ombros
* Assimétricos de pernas, braços, cabeça e ombros
* Coreografados

As músicas, independente do estilo de Street Dance, têm a batida forte como principal característica.
A dança de rua originou-se nos Estados  Unidos, em 1929, época da quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica. Músicos e dançarinos dos cabarés americanos urbanos, desempregados como consequência da crise, passaram a realizar suas performances nas ruas.

Nas décadas seguintes (30 e 40) outros ritmos de origem afro-americana, como o Blues e o Rhytm and Blues influenciaram a dança de rua. No fim dos anos 60, o cantor americano James Brown criou um novo ritmo que influenciou muito a dança de rua: o Soul (ritmo de origem afro-americana). Mais tarde, o funk (também de James Brown), a música Disco e o Rap também influenciaram a dança de rua. O Breaking surgiu na década de 80 como uma vertente da dança de rua, e foi disseminado pelo mundo rapidamente, tendo como principal precursor o americano Michael Jackson.

Mais do que um estilo de dança influenciado por vários ritmos, a dança de rua sempre foi associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. Nesse período, o movimento que teve início com a dança se estendeu para outras manifestações culturais e artísticas, como a pintura, a poesia, o grafite e o visual (modo de se vestir, de andar, etc.). A esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos (Bronx, Brooklin e Harlem) deu-se o nome de Hip – Hop.
Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance.

Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança)
A dança de rua no Brasil,é realizada mais em escolas, e quando apresentada em espetáculos de companhias de dança costuma receber um retorno muito positivo do publico, gritos e aplausos são garantidos na dança de rua.

Conheça alguns estilos da dança de rua :

Dancehall ou Ragga Jam

Estilo influenciado por dança jamaicana com forte uso do quadril. Dançado com músicas de influência jamaicana


FreeStyle 

Estilo livre, em que movimentos com o corpo mais solto são executados, normalmente com músicas tocadas para o break dance ou músicas do estilo “hip hop”.


Break Dance 

Conhecido por ser uma dança de força devido aos seus movimentos de chão, acontece principalmente através de batalhas entre grupos distintos e através do improviso.


House Dance

Tipo de dança que nasceu nas boates e clubes sociais que tocam as músicas de batidas eletrônicas, o house music, feito principalmente por DJs. O House Dance é normalmente dançado com grande movimento dos pés e pernas, tendo como influência passos do sapateado.


Popping 

Dança que tem influência nas músicas funk norte-americanas e também na house music, e se baseia em um aguçado controle muscular, lembrando muitas vezes o movimento de “robôs”.


Locking 

Dançado com as batidas do funk norte-americano, apresenta movimentos que são finalizadas com o trancar do corpo, como se permitesse que o dançarino fizesse pose para fotografias depois de cada passo. Tem movimento de quadril que segue o ritmo do funk.


Wacking

Estilo apresenta movimentos rápidos de braços e cabeça, e é muitas vezes considerado um estilo feminino. Muito usado com músicas de batidas House, o waacking pode ser bastante visto em videoclipes de cantoras norte-americanas.


Waving 

Estilo composto por movimentos em todo corpo que se parecem com ondas. É muitas vezes dançado com o popping.



Fonte : http://www.infoescola.com/danca/danca-de-rua/
          https://cinemaerock.wordpress.com/2013/01/14/danca-de-rua/
Aluna : Sophia Borges e Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Most Reading