A explicação científica para as ilusões de óptica é que elas emergem simplesmente da assinatura do modo estatístico e empírico como todos os dados perceptivos visuais são gerados. Existem vários tipos de ilusão de óptica, como as de:
LUMINOSIDADE:
Note que vemos o quadrado A como sendo mais escuro do que o quadrado B. No entanto, como se vê pela figura da direita, em que simplesmente se adicionou duas barras com a mesma cor de A, ambos têm exatamente a mesma cor - têm a mesma luminosidade (a quantidade de luz visível que chega ao olho vindo da superfície é a mesma)
DISTÂNCIA:
Vemos a linha que está em baixo como sendo mais curta do que a outra. Mas têm exatamente o mesmo tamanho. Isso acontece porque o sistema visual usa o ângulo entre as duas retas laterais para estimar o ângulo do nosso olhar relativamente ao solo. E isso faz com que pense que a linha de baixo está mais próxima. Ora, se ambas têm a mesma aparência visual e a linha de cima está mais longe, então ela deve ser na realidade mais longa. E é assim mesmo que a vemos. O sistema visual (julgando estar a ser muito esperto) engana-se redondamente.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilus%C3%A3o_de_%C3%B3ptica
http://www.brasilescola.com/fisica/ilusao-optica.htm
ALUNO: PEDRO HENRIQUE
Nenhum comentário:
Postar um comentário